Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas em 21 de fevereiro de 1993, tendo sido o dia 22 de março como data oficial para comemoração e realização de actividades de reflexão sobre o significado da água para a vida no nosso planeta.

Declaração Universal dos Direitos da Água

No mesmo dia da instituição do Dia Mundial da Água, a ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que tem entre as suas principais diretrizes:

  1. A água faz parte do património do planeta;
  2. A água é a seiva do nosso planeta;
  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
  4. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos;
  5. A água não é somente herança dos nossos antecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: É importante saber que ela é, muitas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  7. A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  8. A utilização da água implica respeito à lei;
  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos da sua protecção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social;
  10. O planeamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso e a sua distribuição desigual sobre a Terra.

O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes devem permanecer intactos a funcionarem normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.” (Artigo 4 da “Declaração Universal dos Direitos da Água”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *