Dia Mundial da Árvore 21 de Março

Dia Mundial da Árvore

A origem do Dia, a celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de Abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o “Arbor Day”.

Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de Março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de Março de 1972. A 21 de Março comemora-se também o Dia Mundial da Poesia.

A floresta é uma parte muito importante do nosso ecossistema, constituindo um elemento fundamental para o seu equilíbrio. Constituída por árvores, arbustos, ervas e um grande número de outros seres vivos, a floresta ocupa a segunda maior parte da superfície da terra fora de água. Encontra-se, no entanto, distribuída de forma irregular, devido à diversidade climática e às características dos terrenos.

A importância das florestas:

O papel das florestas na vida da população sempre foi importante. No entanto, apenas nas últimas décadas é que as influências florestais sobre o clima, ar, água, solo, saúde e aspectos psicológicos dos homens ganharam a sua real importância, porque começaram a aparecer consequências negativas na qualidade de vida.

Quer continuar a respirar?

Comece a preservar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *